A segunda edição do Cria RJ chega nos próximos meses, com expectativa de promover mais de 200 ações formativas e artísticas, as quais devem impactar diretamente a vida de aproximadamente 15 mil pessoas. O objetivo do projeto é descentralizar o investimento em arte e cultura, fortalecendo iniciativas culturais que já existem e resistem nos territórios.
O Cria RJ é uma plataforma de capacitação, aceleração de negócios criativos e fruição artística com foco em agentes culturais de territórios periféricos urbanos. Para que essas ações aconteçam, o programa se divide em três eixos: o “CRIA Conhecimento”, um espaço voltado para oferta de cursos em áreas técnicas e oficinas livres, a “Agência CRIA”, que oferece consultorias, assessoria, suporte técnico para negócios criativos, e o “CRIA Festival”, o qual visa estimular a circulação de trabalhos realizados pelos crias dos territórios atendidos.
Para mediar a troca de conhecimento nos cursos em áreas técnicas e também nas oficinas livres, será aberta uma seleção pública, onde vão poder se inscrever artistas-educadores “crias” das regiões atendidas pelo programa. Com isso, pelo menos 50% do quadro de professores será formado por quem já atua nos territórios atendidos.
A primeira edição atendeu os moradores do complexo do Jacarezinho, Muzema e Cantagalo, oferecendo:
-
12 cursos
-
100 oficinas
-
100 apresentações artísticas
-
14 assessorias e consultorias para negócios inscritos na Agência CRIA
-
Curso de pautas afirmativas, diversidade e acessibilidade cultural
-
40 premiações
A nova edição do Cria RJ conta com o patrocínio da Light e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio Janeiro (SECEC), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e é uma realização da Marco Zero e Ibero Culturas com produção da WM Cultural.