O Programa CRIA RJ é uma plataforma de capacitação, aceleração de negócios em Economia Criativa e fruição artística que está iniciando suas atividades agora em outubro. Durante os próximos sete meses, vão acontecer cerca de 130 ações formativas, entre cursos, oficinas e consultorias com foco na população do complexo do Jacarezinho, da Muzema e do Cantagalo. Tudo gratuito. As inscrições para as primeiras turmas de Produção Cultural, Elaboração de Projetos e Comunicação para Trabalhos Artísticos já podem ser acessadas no site www.criarj.com.br.
A iniciativa, que tem patrocínio da Light e apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio Janeiro (SECEC), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com consultoria executiva da Cinco Elementos e produção executiva da Marco Zero.
Ao todo, vão ser oferecidos 72 cursos em áreas técnicas, 100 oficinas livres, 20 cursos de pautas afirmativas, 100 apresentações culturais, oito consultorias e 40 premiações (totalizando R$ 320 mil). O público estimado para as ações do projeto é de, aproximadamente, 20 mil jovens e adultos. Para mediar a troca de conhecimento nos cursos em áreas técnicas e também nas oficinas livres, vai ser aberta chamada pública para artistas-educadores “crias” das regiões atendidas pelo programa.
Negócios Criativos e sua potência como Ativos Econômicos
Para Paulo Feitosa, Mestre em Ciências da Cultura e CEO da Quitanda Soluções Criativas, uma das contribuições diretas do Programa CRIA RJ para o desenvolvimento econômico sustentável dessas comunidades atendidas passa pela oferta de estruturação dos negócios criativos existentes nesses territórios.
“Os ativos econômicos em potencial dessas comunidades, claramente se identificam no campo da criatividade”, explica, “seja na gastronomia, nas artes, no entretenimento, mas estão, em sua maioria, no fluxo artístico e cultural.”
Nesse sentido, Mardonio Barros, CEO da Quitanda Soluções Criativas, destaca que o impacto esperado pelo Programa CRIA RJ é o mesmo que o de políticas de crédito, microcrédito e aceleração de negócios.
“A nossa proposta está fundamentada, nas melhores práticas nacionais e internacionais, como os programas de microcrédito orientado do Banco do Nordeste, que são inspiração de políticas inclusivas e apresentam caminhos metodológicos na busca por impactos que fortaleçam as economias desses territórios populares contribuindo para a geração de emprego, renda e oportunidades criativas e culturais acessíveis e inclusivas”
Conheça o ‘CRIA RJ’
As ações do CRIA RJ vão se desenhar em três linhas: formação, aceleração de negócios criativos e fruição artística. Na linha de formação, está o ‘CRIA Conhecimento’, um espaço abrangente, voltado para quem quer aprender algo novo ou expandir conhecimentos no seu campo de atuação, com oferta de cursos em áreas técnicas e oficinas livres. Em foco, seis linguagens artísticas: audiovisual, artes visuais, cultura popular e urbana, dança, música e teatro. Todos os cursos e oficinas vão ser gratuitos, oferecendo mais de 4 mil vagas.
Na linha de aceleração de negócios criativos, está a ‘Agência CRIA’, que vai oferecer consultorias, assessoria, suporte técnico e formação em gestão para negócios criativos. São muitos e variados os treinamentos previstos, entre eles: planejamento estratégico, otimização de recursos, gestão de recursos humanos, direito autoral, planejamento de comunicação e marketing, prospecção de parcerias públicas e privadas, plano de negócio, captação de recursos, legalização e formalização de empreendimentos culturais.
Fomento
Além de tudo isso, vão ser oferecidos 40 prêmios para estimular a continuidade de ações já desenvolvidas por esses agentes e seus negócios criativos. A linha de fomento vai distribuir um total de R$ 320 mil para aceleração, impulsionamento e reconhecimento de iniciativas nos três territórios.
Foto: Bruno Itan